sexta-feira, agosto 25, 2006

Acorda Maria bonita

Informações obtidas pela Folha na sede do Google, em Mountain View, confirmam que a operação do Orkut pode ser descontinuada no Brasil, devido aos problemas que vêm enfrentando na justiça.

Até aí nada de novo, mas parece que os portais brasileiros não acompanham os noticiários.

Será que o UOL ainda não percebeu a chance que está deixando escapar de promover o seu site de relacionamentos, o UOL K ? E o que dizer do Beltrano ?

Em condições normais seria loucura lançar um ataque contra o Google/Orkut, porém esse é um dos raros momentos em que o líder absoluto de mercado encontra-se em dificuldades, abrindo espaço para que os concorrentes mais espertos conquistem espaço.

Qual seria a estratégia mais indicada?

Bem, o Orkut possui hoje aproximadamente 20 milhões de usuários, dos quais 16 milhões são brasileiros. Ou seja, sem os usuários do Brasil, que respondem por 80% de toda base, o Orkut perde todo seu encanto, não é mesmo? Afinal, do que serve um site de relacionamentos se não existe ninguém para você se relacionar?

Ok, se os brasileiros não são mais "bem-vindos" no Orkut, qual seria um lugar que eles poderiam passar a frequentar. A resposta é óbvia : em um site de relacionamentos 100% brasileiro. Afinal de contas "there is no place like home".

O Google/Orkut já fez todo o trabalho de criar uma cultura em cima de sites desse tipo, agora é só corrigir os erros que foram cometidos, implementar as melhorias necessárias com relação à privacidade, controle de conteúdo, e abrigar todos os usuários que (possivelmente) ficarão orfãos.

Já vou até sugerir a base da campanha para quem souber aproveitar a oportunidade, pegando carona naquela frase carregada de patriotismo (Sou brasileiro e não desisto nunca) : Site XYZ, brasileiro como você!

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa.....
muito bom...
"eu sou brasileiro e não desisto nunca..." cliche..ihaihaia

agora é esperar os portais!!!

abraço!!!

Anônimo disse...

Tenho comentado nos blog que estão discutindo esse assunto: MP não é santo. fechar o Orkut aqui, não ajuda em nada contra a pedolifia. O Google colabora conforme pode mas o MP sabendo que o orkut é 80% encher o bolso, né. Eles não estão brigando contra a situação social aqui no Brasil, e sim diretamente com o Google. O MP quer $DIN$DIN.

Anônimo disse...

Você já usou o Beltrano?

no quesito "pornografia" e "quebra de lei" ele da de 1000 no orkut... portanto acho que não seria tão sensato assim, afinal o google acabaria usando a desculpa "pq me barram e não barram os outros?"

aih ia tudo por água abaixo

Sant'Iago disse...

Sua análise deixou de fora o maior concorrente e provavelmente o único que pode desbancar o Orkut no Brasil: o MSN, que tem 20 milhões de usuários no Messenger e 4,7 milhões no Spaces.