segunda-feira, agosto 14, 2006

Internet não é para todos.

Ao contrário do que muitos pensam, nem todo tipo de negócio é viável na web.

Migrar uma empresa, uma loja ou um prestador de serviços para a internet não é algo que resolve os problemas de venda, custos de operação ou divulgação do negócio.

Existe uma idéia distorcida de que a internet tem o poder de cortar todos os custos que se teria em uma operação normal e que os lucros simplesmente vão surgir do nada.

Pelo contrário, manter um negócio sério requer grandes investimentos, desde a equipe de desenvolvimento, acompanhamento de resultados, divulgação, aquisição de tecnologia, entre outros.

Tanto na internet como no mundo real, quanto mais comoditizado for o produto que você está tentando vender, mais especializada a equipe terá que ser.

Pense por um minuto: qual seria sua estratégia para vender água mineral, aqueles galões de 10 e 20 litros, através da web? Será que isso seria viável? Quais os custos envolvidos? O volume de negócios seria suficiente para gerar uma margem de lucro aceitável?

Um estudo de viabilidade pode indicar que o negócio simplesmente não é interessante, poupando seu tempo e de seu cliente, além de investimentos que não vão gerar nenhum retorno.

3 comentários:

Thalis Valle disse...

Do seu exemplo da água, acredito sim que a internet poderia ser o meio, pra agilizar a venda. Do mesmo modo como você liga para a empresa que te fornece a água, poderia estar encomendando pela internet.

RAFAEL disse...

boa luigui....
nós temos como exemplo a biri#@$...
investimento mínimo, e pensar em ter um reorno máximo....
rss, chega a ser piada....
sair de um negocio, fazer coisas absurdas. FALTA DE PLANEJAMENTO!!!!

ABRAÇO!!!

Ester Beatriz disse...

Visitando alguns blogs passei por aqui....o seu template me deu nostalgia, porque era esse que usava antes :D Agora dei uma mudadinha...
Legal!
Boa Sorte!!!