segunda-feira, abril 24, 2006

No momento não podemos atendê-lo

O que significa um momento para você? Seria 1 minuto, 5 minutos, 1 hora, 1 dia, 1 semana?

Para a Reunidas Paulista, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do estado de SP, o conceito é um tanto mais elástico.

Há mais de uma semana o sistema de compra/reserva de passagens está indisponível "no momento".

Em uma estranha coincidência eles anunciaram na capa do site uma nova central de atendimento, com "mais agilidade e mais eficiência por apenas R$ 0,04 o minuto para telefones fixos e R$ 0,44 o minuto para telefones celulares".

Por que facilitar a vida de seus clientes quando você pode complicar, não é mesmo?

Para quem não sabe a Reunidas é dona da ISIC, uma empresa que desenvolve serviços para a internet na área de conectividade, vpn, processamento remoto, entre outros.

Como diria o velho ditado : Casa de ferreiro, espeto de pau.

quinta-feira, abril 20, 2006

Behavioral marketing é show

Em 2006 serão investidos US$ 1,2 bilhões em ações de marketing "comportamental" nos EUA. A previsão para 2 anos é que esse volume passe para US$ 2,1 bilhões.













Todo esse otimismo tem como base 3 pontos principais :
  1. Melhores resultados para o anunciante, utilizando um baixo volume de impressões
  2. Maior lucro para os veículos, utilizando menos canais
  3. Maior aceitação por parte dos usuários pela grande relevância dos anúncios
Veja a matéria completa no eMarketer.

terça-feira, abril 18, 2006

Eu vou !







One Day Digital '06 - Planejamento de Marketing Digital 19.04.06

Participação de: Suzana Apelbam (Africa), Sérgio Muqnaini (Almap), Tatiana Gracia (Natura), Bartira Pontes (10 minutos).

domingo, abril 16, 2006

Chega de tanto WWW

Transformado em sinônimo de Internet a sigla WWW (World Wide Web) representa simplesmente um serviço (recurso) disponível na rede, assim como o e-mail, o ftp, etc.

Antigamente quando alguém fornecia o endereço de um site, ele era transcrito na forma completa http://www.xyz.com.br.

Além de ser redundante, ocupava tempo e espaço.

Com a popularização da internet e consequentemente dos browsers, foi adotado como padrão nos navegadores o protocolo http, ou seja, ao digitar qualquer endereço o navegador interpretava a requisição como sendo de uma página e adicionava automaticamente o prefixo http:// ao fazer uma requisição ao servidor.

As pessoas perceberam então que poderiam omitir esse prefixo, e convencionou-se a divulgar apenas o www.xyz.com.br. Uma coisa a menos para precisar lembrar.

No entanto o www não acompanhou o destino do http:// e continua até hoje, ocupando espaço desnecessário.

Tecnicamente não existe uma razão para digitar o www toda vez que você acessa um site. Digitar xyz.com.br é o suficiente pois o servidor sabe que se trata de uma requisição de uma página, o próprio navegador já passa essa informação.

Já pensou se toda vez que você fosse enviar um e-mail para alguém, ao invés de digitar fulano@xyz.com.br você tivesse que digitar fulano@mail.xyz.com.br? É exatamente a mesma coisa. O programa já avisa para o servidor que se trata de uma mensagem de e-mail, para que o usuário não tenha que se preocupar em guardar informações desnecessárias.

Além disso, a simples pronúncia do www acaba tomando mais tempo do que o próprio nome do domínio, que é infinitamente mais importante. A pronúncia da sigla www possui 9 fonemas (sílabas) ou seja, o triplo da palavra original World Wide Web que tem apenas 3 fonemas.

Isso sem contar os problemas que a palavra www traz às línguas que não tem o w em seu alfabeto originalmente, como é o caso do português. Na Espanha por exemplo pronuncia-se www como “uve doble, uve doble, uve doble” e na Finlândia “dvojité veh, dvojité veh, dvojité veh”. Mais fácil pular direto ao nome do domínio, não acha?

Existe até um site chamado no-www que prega o fim do uso do www nos endereços.

De acordo com o site, mais de 12.000 domínios já foram testados desde 2003, e todos eles funcionam perfeitamente bem sem o www.

Nesse mesmo site existe um sistema que você pode usar para testar o seu servidor e ver como ele responde às requisições com ou sem o www, questões de redirecionamento e várias outras informações técnicas.

Enfim, parecem existir mais razões para não utilizar o www do que para utilizar, mas se você prefere fazer as coisas à moda antiga, economize tempo: tanto o Internet Explorer quanto o Firefox completam o endereço automaticamente para você, basta digitar o domínio, por exemplo xyz e pressionar ao mesmo tempo as teclas Control+Enter, que ele adiciona o http://www e o .com.br.

quarta-feira, abril 12, 2006

Gooooooooooooooogle

Já vinha pensando nesse assunto há algum tempo, e a matéria do IDG Now e o relatório da Jupiter Research (PDF) confirmaram minha teoria.

De todas as pessoas que utilizam mecanismos de busca, 62% ficam com os resultados da primeira página, 19% vão até a segunda e apenas 9% chegam até a terceira.

Ou seja, se exatos 90% das pessoas chega ao máximo até a terceira página, por que é que o Google, Yahoo, e todos os outros mecanismos retornam 30, 50, 80 páginas de resultados?

Curiosidade : parece que o Google indexa até 89 páginas de resultados. Alguém confirma?

terça-feira, abril 11, 2006

Podcast em baixa

Em artigo publicado no eMarketer diz-se que o número de usuários americanos que regularmente faz download de podcasts chega a apenas 1% do total de internautas (algo em torno de 700.000 pessoas).

Algumas razões para o baixo número de ouvintes seria a falta de tempo e falta de conteúdo relevante nas transmissões.

segunda-feira, abril 10, 2006

Inovações da Apple

O novo notebook da Apple, chamado de Mac Book Pro, vem com uma inovação no mínimo curiosa.

Não estou falando do processador, memória, recursos multímidia ou qualquer outra maravilha tecnológica.

Trata-se de um conector de energia que é preso ao notebook por um meio magnético (imã).

Além de manter uma conexão sempre firme, caso alguém venha tropeçar no fio do seu mac, ele não vai parar no chão. O cabo simplesmente se desconecta e salva sua vida :)

quinta-feira, abril 06, 2006

Final da história

Enfim parece que a Saraiva tomou conhecimento do problema. A impressão que passa é que, para evitar maiores estragos, simplesmente tiraram o sistema de rastreamento do ar. Não é possivel mais acompanhar os pedidos através do site. O IDG Now! chegou a publicar uma matéria sobre o problema.

Até que enfim recebi meu pedido da Saraiva, depois de 7 dias de atraso, já descontados os 2 dias de prazo que me foram dados.

O mais interessante é que hoje, 1 dia depois de ter recebido a mercadoria, eles finalmente responderam meu e-mail. Coincidência? Eu acho que não :)

E agora, de volta à nossa programação

terça-feira, abril 04, 2006

Na compra de qualquer produto receba o cadastro de todos nossos clientes inteiramente grátis!!!

Após efetuar uma compra, e ser terrivelmente mal atendido (o que me levou a divulgar essa informação), percebi uma falha no sistema de rastreamento de pedidos que permite a qualquer pessoa, com um mínimo de conhecimento de programação e banco de dados, ter acesso aos dados cadastrais de qualquer pessoa que já tenha efetuado uma compra no site da Saraiva (e teoricamente de todas as lojas que utilizam o mesmo sistema).

Para fazer o rastreamento do pedido existe um link que executa uma query (consulta ao banco de dados) onde são passados o número da loja e o número do pedido do cliente.

Com esse número, gerado sequencialmente, é possível fazer quantas consultas você quiser, ou até mesmo gerar um script (série de instruções) que faz as consultas automaticamente e montar seu próprio banco de dados.

Para mostrar que não estou brincando, capturei algumas telas e omiti algumas informações para preservar os clientes.

Arrisco até dizer que alguém com um pouco mais de habilidade poderia facilmente ter acesso à muito mais informações.

Já aviso que as telas são toscas, para ninguém falar que fui em quem fez uma montagem. Quem já comprou na Saraiva pode confirmar.

Gostaria de deixar claro que minha intenção não é, em hipótese alguma, prejudicar ninguém. É exatamente por isso que não estou divulgando nenhum endereço, formula ou passo-a-passo para explorar a falha.

Apenas estou demonstrando como a combinação de um cliente insatisfeito e algumas falhas no sistema podem ser extremamente prejudiciais para seu negócio.

Detalhe, ainda não recebi o produto que comprei na Saraiva :(