sexta-feira, setembro 29, 2006

Só um "idiota" compraria o YouTube, diz Mark Cuban
Por Paul Thomasch
Fonte : UOL Tecnologia / Reuters

NOVA YORK (Reuters) - O bilionário investidor e veterano da Internet Mark Cuban manifestou opinião negativa sobre o YouTube, o site que permite que pessoas distribuam vídeos, dizendo que só um "idiota" poderia adquirir a popular estreante.

Cuban, co-fundador da HDNet e proprietário do Dallas Mavericks, time de basquete da NBA, também afirmou que o YouTube terminaria "processado até a extinção" devido a violações de direitos autorais.

"Eles estão simplesmente violando a lei", disse Cuban a um grupo de anunciantes em Nova York. "O único motivo para que ainda não tenham sido processados é que não surgiu ninguém com dinheiro suficiente para bancar um processo."

O YouTube se especializa em distribuir vídeos curtos criados por pessoas comuns. Sua popularidade, com mais de 100 milhões de vídeos servidos a cada dia, estimulou especulações sobre a possibilidade de que seja vendido ou abra seu capital.

Mas o YouTube também atraiu visões negativas porque é freqüente que os usuários coloquem no site material protegido por direitos autorais, como vídeos musicais produzidos por artistas estabelecidos.

Representantes do YouTube não foram localizados imediatamente para responder aos comentários de Cuban.

Cuban declarou que "quem quer que compre aquilo é um idiota" devido aos potenciais processos por violações de direitos autorais.

"Há motivo para que o capital não tenha sido aberto ou a empresa vendida. É porque eles serão esmagados", disse Cuban, que vendeu empresas iniciantes criadas por ele ao Yahoo e à CompuServe.

O YouTube, que atrai cerca de um terço da audiência norte-americana de vídeos online, três vezes mais espectadores do que o Google e duas vezes mais do que o MySpace, está trabalhando em acordos de licenciamento com gravadoras e redes de TV, para garantir que recebam pagamento quando usuários assistem a conteúdo controlado por elas.

Este mês, o YouTube anunciou seu primeiro acordo com uma grande gravadora para distribuir vídeos musicais legalmente, assinando com o Warner Music Group, que distribui os trabalhos de astros pop como James Blunt e Madonna.

terça-feira, setembro 26, 2006

10.000

Hoje pela manhã ultrapassamos a marca de 10.000 artigos lidos no IMasters (nesse exato momento, 10.266), ou seja, uma média de 1.666 leituras para cada artigo da coluna.

É muito legal saber que todo o trabalho envolvido (pesquisa, redação, revisão) é reconhecido pelo pessoal, ainda mais quando esse reconhecimento vem em forma de um comentário, positivo ou negativo, uma vez que essa é a única maneira de saber o que os leitores realmente estão pensando.

E agora, de volta à nossa programação... =)

sábado, setembro 23, 2006

Propaganda que funciona





Dando continuidade ao artigo publicado essa semana na minha coluna do IMasters estou postando um link para o site BannerBlog.

O site/blog publica todo dia uma nova peça e permite acessar um arquivo com quase 500 outras.

Visitando esse site você entende melhor a razão pela qual eu digo que o formato original do banner não serve para muita coisa.

terça-feira, setembro 12, 2006

A importância de conhecer seu cliente

Essa tirinha do gapingvoid resume muito bem o conceito














*Tradução : Nunca tente vender um meteoro para um dinossauro. É um desperdício de seu tempo e ainda por cima vai deixá-lo irritado.

sábado, setembro 02, 2006

Igual mas diferente

Como já disse em artigos anteriores a estratégia de tentar ser tudo para todos é a pior coisa que uma empresa pode tentar fazer, especialmente na internet onde a possibilidade de explorar nichos de mercado é muito mais viável do que no mundo real.

Para ilustrar isso vamos estudar o caso do site “800 CEO Read”, um comércio eletrônico de livros que trabalha unicamente com títulos voltados para a área de negócios, nas categorias de vendas, marketing, economia, liderança, carreira, administração e afins.

Ao invés de tentar imitar a estratégia do líder essa empresa se especializou em um nicho, agregando diversos serviços ao produto, como a seleção dos melhores livros, sugestões de leitura, pacotes de livros, listas e resenhas (resenhas de verdade e não aqueles resumos de 2 ou 3 linhas que você encontra na maioria dos outros sites).
















(clique para ampliar)

Além desses serviços o site conta ainda com um blog no qual trata diversos assuntos ligados aos livros que vende, como também um podcast seguindo a mesma linha.

Agindo dessa forma a decisão de compra é transferida para outros critérios que não o preço, uma vez que eles são iguais ou na maioria das vezes superiores àqueles da Amazon, mesmo porque tentar competir no quesito “preço” seria uma loucura, uma vez que sua estrutura e acesso a elementos como distribuição, volume de compras e poder de barganha com os fornecedores é extremamente menor.





















(clique para ampliar)

Dessa forma a “800 CEO READ” consegue manter sua margem de lucro em um bom nível, evitar uma guerra e preços onde certamente sairia perdedora, e servir muito bem ao publico ao qual se dispõe.

Atender a um mercado já existente pode parecer mais fácil, no entanto a quantidade de competidores que você vai encontrar é muito maior. O segredo está em encontrar um nicho que ainda não é servido e criar um novo mercado, onde você pode ditar as regras.

Por que atacar seu oponente de frente, quando você pode simplesmente cercá-lo?