terça-feira, abril 04, 2006

Na compra de qualquer produto receba o cadastro de todos nossos clientes inteiramente grátis!!!

Após efetuar uma compra, e ser terrivelmente mal atendido (o que me levou a divulgar essa informação), percebi uma falha no sistema de rastreamento de pedidos que permite a qualquer pessoa, com um mínimo de conhecimento de programação e banco de dados, ter acesso aos dados cadastrais de qualquer pessoa que já tenha efetuado uma compra no site da Saraiva (e teoricamente de todas as lojas que utilizam o mesmo sistema).

Para fazer o rastreamento do pedido existe um link que executa uma query (consulta ao banco de dados) onde são passados o número da loja e o número do pedido do cliente.

Com esse número, gerado sequencialmente, é possível fazer quantas consultas você quiser, ou até mesmo gerar um script (série de instruções) que faz as consultas automaticamente e montar seu próprio banco de dados.

Para mostrar que não estou brincando, capturei algumas telas e omiti algumas informações para preservar os clientes.

Arrisco até dizer que alguém com um pouco mais de habilidade poderia facilmente ter acesso à muito mais informações.

Já aviso que as telas são toscas, para ninguém falar que fui em quem fez uma montagem. Quem já comprou na Saraiva pode confirmar.

Gostaria de deixar claro que minha intenção não é, em hipótese alguma, prejudicar ninguém. É exatamente por isso que não estou divulgando nenhum endereço, formula ou passo-a-passo para explorar a falha.

Apenas estou demonstrando como a combinação de um cliente insatisfeito e algumas falhas no sistema podem ser extremamente prejudiciais para seu negócio.

Detalhe, ainda não recebi o produto que comprei na Saraiva :(




4 comentários:

Anônimo disse...

Parece brincadeira um negócio desses...
Ponto pra você!

Anônimo disse...

Você chegou a entrar em contato com a Saraiva?

É sempre interessante ver como as empresas respondem a esse tipo de ocorrência.

Luigui Moterani disse...

Jonatas, minha primeira reação foi de avisar o pessoal da Saraiva mas não o fiz porque, enquanto consumidor, fui extremamente mal atendido.

Não achei que eles mereciam esse tipo de respaldo.

Anônimo disse...

Meus dois centavos Luigui: Porquê eu reporto erros às empresas