A importância do foco
O seu site é sinônimo do quê? O que ele faz de melhor que o torna único? Se você precisasse resumir tudo o que seu site faz em apenas uma palavra você conseguiria?
Tornar-se sinônimo para uma categoria é a rota de sucesso em qualquer negócio, basta tomar como exemplo o Google (buscas), Flickr (fotos), Orkut (comunidades), Blogger (blog), Ebay (leilão) e Youtube (vídeos).
Todos eles são ótimas soluções para um tipo específico de tarefa, ou seja, são extremamente focados.
No entanto, com o passar do tempo, um grande número deles comete o erro clássico de agregar mais e mais serviços e funcionalidades na tentativa de agradar a todos, distanciando-se cada vez mais daquilo que sabem fazer de melhor, quando na verdade deveriam estar buscando maneiras de melhorar aquilo que já fazem.
Esse tipo de estratégia fez o Yahoo! perder sua liderança para o Google, ao deixar de focar em seu negócio principal (buscas) e passar a oferecer os mais variados serviços como e-mail, notícias, álbum de fotos e bate-papo, tudo isso atrelado ao nome Yahoo!.
Ao tentar relacionar muitas coisas a um mesmo nome você acaba por enfraquece-lo, dando espaço para que um concorrente mais focado tome a sua posição.
Prova disso é o fato de que o Google hoje detém sozinho 46% do mercado de busca, mais do que o Yahoo! e o MSN juntos.
Quando o Google decidiu lançar um site de comunidades virtuais ele agiu corretamente e não o batizou de “Google comunidades”, mas sim de “Orkut”, o mesmo valeu para seu sistema de fotos on-line, chamado de “Picassa” ao invés de “Google fotos”, como também o sistema de blogs que manteve o nome original “Blogger” ao ser adquirido pela empresa, ao invés de “Google blogs”.
Porém até mesmo o Google erra de vez em quando, batizando vários produtos com o nome original. Existem desde sistemas para localizar táxis, chamado “Google Ride Finder”, desenvolvimento de páginas “Google Page Creator” e planilhas “Google Spreadsheets”. A diferença é que todos esses serviços têm baixíssima expressividade e não competem diretamente com ninguém, o que ameniza um pouco o impacto negativo que poderiam trazer.
Um exemplo de como esse erro pode custar caro é o seu sistema de vídeos on-line, o Google Video que vive às sombras de um concorrente muito mais focado, o Youtube.
Enquanto o Youtube lidera em sua categoria com 41,9% de mercado o Google Video fica em quinto lugar com apenas 6,1%, atrás do Myspace Videos, MSN Video Search e do Yahoo Video Search, ganhando apenas da AOL Video.
Isso acontece porque a palavra “Google” já está intimamente ligada ao significado de “busca”. Tão ligada que recentemente foi adicionada ao dicionário Webster com essa exata definição.
O mesmo vale para “Youtube” que já esta se tornando sinônimo de “vídeo”.
Como disse Ricardo Saldanha: “Tudo para todos = nada para ninguém”.
sábado, julho 08, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Acho que a melhor definição para o orkut seria serviço de relacionamentos. Bom artigo.
Briga entre concorrentes é jogo de xadrez. Se o nº 1 ataca, ao invés de jogar em defesa, deve-se ameaçar as peças principais, o que não é tão simples, dependendo do jogo (mercado).
O Goole ultrapassou o Yahoo pq os resultados são melhores, graças a seus algoritmos.
Postar um comentário