Sua campanha de links patrocinados é um sucesso, os seus anúncios contam com milhares de impressões, centenas de cliques e o seu site tem centenas de visitas, mas até agora... nenhuma conversão?
Conhecido como Click Spam, Click Fraud ou Fraudulent Clicks esse problema foi levantado pela primeira vez em 2001 por Jessie C. Stricchiola, presidente da Alchemist Media, quando responsável por ações de marketing da Chase Law Group.
Desde então o assunto tornou-se um tabu até para gigantes como o Google (que já reconheceu publicamente essa falha), tendo sido tema de palestras em conferências internacionais de grande reputação como a Search Engine Strategies.
Basicamente o problema pode ocorrer de duas formas :
- Por parte de concorrentes da empresa em questão, que tem como objetivo gastar / esgotar os créditos das campanhas de seus concorrentes, sem gerar nenhum retorno
- Por parte das próprias companhias que fornecem o serviço de divulgação, que tem como objetivo inflar artificialmente o CTR das campanhas, iludindo os anunciantes com números falsos, gastando seus créditos e levando-os a investir mais dinheiro em suas campanhas
De acordo com artigo do The New York Times, estima-se que dos US$ 2.4 bilhões investidos em publicidade on-line, US$ 10 milhões são perdidos ao ano nos EUA com esse tipo de fraude.
Interessante notar que 99% de toda a receita do Google (de acordo com artigo da Wired) provem dos seus sistemas de links patrocinados (56% do AdWords e 43% do AdSense). Estaria o Google indo contra seus conceitos (Don't be evil)?
Será que logo teremos esse tipo de problema no Brasil? Qual sua opinião?
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